SELECÇÃO NO EXCEL
Sobre esta dica
Vamos tentar compreender, com alguns exemplos práticos, como funcionam os comandos de selecção do Microsoft Excel. No fim será apresentada uma lista com os respectivos comandos de selecção.
Célula a célula
Se numa determinada linha de uma folha de um livro do Excel, pretendermos seleccionar um determinado número de células, só temos que posicionar o cursor na primeira célula que queremos seleccionar, pressionar Shift, e sem deixar de pressionar o Shfit, pressionar uma das teclas direccionais, até à última célula que queremos que fique seleccionada.
Alguns exemplos para se seleccionar um determinado número de células
Se na linha 3, nas células: A3; B3; C3; D3; E3; F3; G3; tivermos respectivamente: “Nomes”; “Matemática”; Português”; “Inglês”; “Média”; “Classificação Final”; “Classificação Qualitativa”. Ao posicionarmos o cursor na célula A3 “Nomes”, Pressionarmos Shift + seta direccional à direita duas vezes, ficariam seleccionadas as células A3; B3; C3; ou seja: “Nomes”; “; “Matemática”; “Português”.
Se posicionarmos o cursor na célula G3 “Classificação Qualitativa”, e pressionarmos Shfit + seta direccional à esquerda duas vezes, ficariam seleccionadas as células G3; F3; E3; ou seja: “Classificação Qualitativa”; “Classificação Final”; “Média”.
Para se seleccionar células numa coluna teremos que proceder do mesmo modo, com a única diferença que temos que usar as teclas direccionais para baixo ou para cima. Sendo assim, se tivermos o cursor posicionado na célula A3, ao pressionarmos Shift + seta a baixo duas vezes, ficarão seleccionadas as células A3; A4; A5.
E se tivermos o cursor posicionado na célula A5, e pressionarmos Shift + seta a cima duas vezes, ficarão seleccionadas as células A5; A4; A3.
Seleccionar linhas ou colunas
Seleccionar uma linha ou coluna inteira, é uma operação muito simples. Depois de posicionarmos o cursor na linha ou coluna que desejamos seleccionar, só temos de pressionar:
Shift + Barra de Espaços, para seleccionar a linha inteira.
Ctrl + Barra de Espaços, para seleccionar a coluna inteira.
Acabei agora de verificar que as últimas versões do Jaws, ao pressionarmos os comandos citados a cima, pronunciam: “Linha inteira seleccionada”, ou respectivamente: “Coluna inteira seleccionada.
No entanto por vezes podemos querer apenas seleccionar toda uma região de dados seguidos, por, por exemplo termos mais de uma tabela, na mesma linha ou coluna. Aproveitando o exemplo já apresentado a cima:
Se na linha 3, nas células: A3; B3; C3; D3; E3; F3; G3; tivermos respectivamente: “Nomes”; “Matemática”; Português”; “Inglês”; “Média”; “Classificação Final”; “Classificação Qualitativa”. Ao posicionarmos o cursor na célula A3 “Nomes”, para seleccionarmos toda a região com dados, só teríamos que pressionar Ctrl + Shift + Seta à Direita.
Bom, para seleccionar numa coluna uma região seguida com dados, o procedimento, é muito idêntico, ou seja depois de posicionarmos o cursor no topo da região com dados, só temos que pressionar Ctrl + Shift + Seta a Baixo.
Seleccionar uma tabela com dados
Existem duas formas de seleccionarmos uma tabela com dados. Depois de posicionarmos o cursor na primeira célula da tabela, (é geralmente a linha de cabeçalho), pressionamos:
Ctrl + Shift + End.
Podemos também depois de posicionar o cursor na primeira célula da tabela, pressionar:
Ctrl + Shift + Seta à Direita, em seguida pressionamos: Ctrl + Shift + Seta a Baixo.
Pessoalmente gosto mais desta última forma apresentada, pois da primeira se existirem mais tabelas com dados que comecem na mesma linha ou coluna, são também seleccionadas, o que até poderá ser uma vantagem, tudo depende do que queremos realizar.
Seleccionar regiões de dados que não estejam seguidas
Esta foi uma das dicas mais preciosas sobre o Excel, que me foram reveladas na lista “querer saber”, pareceu-me uma dádiva enviada por um Deus qualquer. Se pretendêssemos seleccionar duas regiões com dados que não tivessem seguidas, por exemplo na coluna A, da célula A1 até A10, e na coluna G, da Célula G1 até G10, só teríamos que pressionar a tecla de função: F5, e na caixa combinada que se abre, digitar os referidos intervalos de dados:
A1:A10;G1:G10
E pressionar enter. E já está ! E se o seu leitor de ecrã é o Jaws, ainda é dada a informação de que foram seleccionadas duas regiões. Claro que podemos seleccionar várias regiões. Exemplo:
A1:A10;G1:G10;A15
Selecciona o primeiro intervalo de A1 até A10, mais o intervalo de G1 até G10, mais a célula A15.
Lembre-se que para verificar o que seleccionámos se o nosso leitor de ecrã é o jaws, pressionamos:
Insert + Shift + Seta a Baixo
Se o nosso leitor de ecrã é o Window Eyes, pressionamos:
Ctrl + Shift + M
RESUMO DE COMANDOS DE SELECÇÃO PARA O EXCEL
* Shift + as Setas Direccionais seleccionar um determinado número de células seguidas.
* Ctrl + Shift + as Setas Direccionais seleccionar desde o cursor até ao fim da região actual com dados.
* Shift + Barra de Espaços selecciona a linha inteira.
* Ctrl + Barra de espaços selecciona a coluna inteira.
* Ctrl + Shift + End selecciona uma tabela de dados, (cursor na primeira célula da tabela).
* Para se seleccionar regiões que não estejam seguidas pressionar F5, e digitar os respectivos intervalos.
* Ctrl + T selecciona a folha inteira
Todas estas dicas são básicas, no entanto espero que possam ser úteis, assim como foram e são para mim.