Jumpgate é um simulador de vôos e combates aéreos no gênero MMO (Massively Multiplayer Online) ambientado no espaço. Ou seja, milhares de jogadores ocupam o mesmo universo virtual, o que gera batalhas intensas e emocionantes. A inspiração para este título vem de clássicos dos anos 80 e 90 como Elite, Elite II e Wing Commander: Privateer.
De fato, Jumpgate foi lançado em 2001, mas a distribuidora do jogo fechou logo após o lançamento, o que prejudicou a publicidade. O desenvolvedor, NetDevil, recuperou o controle e conseguiu uma certa divulgação há algum tempo.
Aprendendo a voar
As batalhas praticamente não têm limite de área.Neste jogo, você é um piloto de uma nave e consegue riqueza e status ao melhorar habilidades como escambo, colocação de minas e combate. As naves também podem ser aprimoradas de diferentes maneiras: com armas, motores, escudos e outras modificações. Você pode jogar sozinho ou junto com outros como membros, formando uma tropa.
Jumpgates (ou dispositivos que criam buracos negros e possibilitam a rápida transição entre dois pontos no espaço) são utilizados extensivamente. Todos os setores consistem em asteróides, um farol e um planeta próprio.
De fato, este jogo é um simulador de vôos que requer habilidades em pilotagem como cobertura, manobras e combate. Você pilota a nave com um realismo um pouco acima de outros títulos.
Destaques
Para controle, é possível utilizar teclado, mouse e joystick, inclusive aqueles com controle de aceleração, mais recomendados para este tipo de jogo. Também é recomendável utilizar um software de voz para comunicação.
Além de suporte para joystick e um universo com mais de 150 setores, Jumpgate oferece física de vôo única, consertos e atualizações freqüentes (patches), diferentes tipos de combate e muitos cenários que possibilitam a construção da história pelos jogadores.
Ao invés de um modelo típico dos jogos de árcade, Jumpgate usa um modelo de física Newtoniano, o que oferece mais realismo.
Grandes naves geram grandes batalhas.
Facções
Amananth — ninguém sabe ao certo quem são eles. Os desenvolvedores ainda não revelaram a história deste grupo. Eles não são hostis, mas têm interesse em combater as criaturas Conflux (única espécie controlada pelo computador neste jogo). Entre as facções, a Amanath é a que tem a tecnologia superior às outras.
Hyperial — as batalhas sobre o cinto de Great Venure, que fica entre Hyperial e Quantar, deixaram esta espécie em estado de crescimento. Mesmo com o término da guerra, o clima não é amigável entre estas duas facções.
Diferentes armas que Octavius — conhecida por seus atos mercenários, não há uma organização que unifique esta facção. Isto gera um conjunto de grupos que disputam o poder entre eles. A mentalidade desta facção é o uso (e o abuso) do poder. Talvez por isso suas armas sejam tão eficientes e com pouco consumo de energia. Porém, suas naves não são tão rápidas quanto outras.
Quantar — esta facção tem uma cultura de caça e acumulação. Seus pilotos são religiosos zelosos e com grande crença espiritual no Cosmos, na natureza e na matéria. Os recursos desta facção são sempre utilizados em sua religião, arte e ciência.
Solrain — esta facção é eficiente em combate, escambo e em todos os aspectos de reconstrução. Por isso, a filosofia deste grupo envolve o monopólio de diversos mercados. É, de longe, a facção mais rica.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/jumpgate-the-reconstruction-initiative.htm