Crazy Cross é um jogo bem diferente do que estamos acostumados a ver, principalmente devido ao uso constante de citações e tiradas humorísticas completamente sem sentido. Embora em um primeiro momento pareça se tratar de uma emulação de um RPG japonês tradicional, bastam 10 minutos de jogo para notar a loucura da experiência.
O começo da história já dá todo o clima do que você encontra pela frente, e é preciso ter certas referências para tirar real proveito das situações que aparecem. Por exemplo, a cena inicial remete à abertura de Castlevania: Symphony of the Night para o primeiro Playstation, chegando a reproduzir partes de diálogos inteiros.
Entre outras referências utilizadas estão séries como Evangelion (na cena em que o personagem principal acorda em uma sala vazia de hospital), Star Wars, Metal Gear Solid e até mesmo Xenogears, um dos maiores sucessos cult da Square-Enix. Embora a maioria dessas citações em nada colaboram para a história, são uma adição bem vinda pelo bom humor que trazem.
O esquema de jogo segue o padrão de títulos japoneses, ou seja, espere encontrar muitos diálogos e exploração de ambientes, além de objetivos secundários que garantem mais experiência e itens exclusivos. As batalhas acontecem de forma aleatória e são feitas em turno, o que garante um toque estratégico às partidas.
O diferencial de Crazy Cross é a presença de uma barra de agressividade ao lado do nome dos personagens – quanto maior, mais suscetível a ataques inimigos ele estará. Para diminuí-la, basta utilizar a opção de defesa durante um turno.
Além disso, a evolução dos personagens é feita através de pontos ganhados a cada batalha, que podem ser investidos livremente nas habilidades disponíveis por cada um. Embora a sensação de evolução seja lenta, não demora muito para que o jogador sinta que os personagens controlados estão se tornando verdadeiras máquinas de luta.
O ponto fraco do jogo fica para a parte gráfica que, embora seja caprichada durante as dezenas de cenas de animação presentes, durante a ação se mostra antiquada. Porém, esse não é um fator que incomode, chegando inclusive a contribuir para alguns comentários engraçados feitos por personagens e inimigos.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/crazy-cross.htm