Introdução
Todos os dias surgem na Web e-mails falsos, usando o nome de bancos, de editores de software e antivírus, de lojas on-line, de sites de segurança, de sites de notícias, de serviços na Internet, enfim. O objectivo dessas mensagens é quase sempre o de capturar informações do internauta, como senha de bancos, por exemplo. Veja a seguir, dicas para identificar e evitar estas " armadilhas ".
1 - Desconfie de ofertas generosas
Os e-mails falsos usam nomes de empresas e oferecem produtos ou serviços muito generosos. Em casos de bancos, por exemplo, os e-mails oferecem seguro grátis, prémios em valores altos e cartões de crédito. Mas geralmente, tais e-mails pedem para o usuário " actualizar " seus dados através de um suposto formulário que segue em anexo, ou direccionam o internauta a um link, onde pede a preencher os campos com suas informações pessoais, incluindo senhas. Os bancos não pedem senhas de seus clientes em cadastros. Todas as instituições possuem políticas de segurança para lidar com essas informações e não há razão para o banco pedir sua senha pela Internet;
2 - Desconfie do endereço
Você recebeu um e-mail do banco Tota e o link aponta para Tota.com. O banco tem um domínio conhecido (Tota.com) e portanto, desconfie se o endereço no e-mail apontar para um site semelhante. Muitas vezes, o endereço aparece certo para o internauta, ao passar o mouse por cima do link o verdadeiro endereço é mostrado. Estes sites geralmente tem a mesma aparência do site verdadeiro, o que engana o internauta. Portanto, esteja sempre atento quanto ao endereço do site;
3 - Não clique em links cujo final termina em .exe
Você acaba de receber um cartão do Yahoo ou do BOL. Ao passar o mouse por cima do link, o mesmo termina com .exe ou .zip. Nestes casos, não clique no link, pois o computador irà carregar um arquivo executável, que poderá servir de espião em sua máquina e transmitir todo o tipo de informação ao criador (pirata) do programa. É muito importante estar atento ao link, pois os E-mails quase sempre são cópias fiéis dos E-mails verdadeiros, usando, inclusive, o mesmo logo tipo e layout da empresa em questão. Além disso, se você recebeu um cartão on-line do BOL, por exemplo, não há motivos para o cartão estar disponível num site gratuito da Tripod-Lycos por exemplo;
4 - Os E-mails falsos mais comuns
Os e-mails falsos mais comuns são os que usam o nome de bancos, como Banco do Espírito Santo, de empresas de software, como Microsoft e Symantec, de programas de TV, de lojas on-line (oferecendo prémios ou descontos impressionáveis), como Americanas.com, de cartões virtuais, como Yahoo e BOL, onde o usuário clica num link falso acreditando que vai visualizar o cartão, nome de sites de notícias, oferecendo um programa para que o internauta veja as notícias em tempo real, enfim;
5 - O remetente pode ser falso
Você recebe um e-mail com um arquivo anexo ou com um link e desconfiado vê o remetente. O mesmo aponta para suporte@microsoft.com. Sendo assim, você acredita que o e-mail é verdadeiro. Cuidado! Os e-mails falsos conseguem fingir serem endereços reais para enganar o internauta;
6 - Assuntos actuais
Os e-mails falsos podem explorar assuntos actuais. Portanto, desconfie se receber e-mails sobre actualidades sem você ao menos ter solicitado;
7 - Se pedir download, esqueça
E-mails falsos podem lhe oferecer " óptimos " serviços gratuitos, mas é necessário fazer download de programas. Não o faça, caso contrário você poderá ter um " espião " em seu computador;
8 - Se tiver dúvidas, pergunte
Se você recebeu um e-mail de uma empresa oferecendo algo, uma boa ideia é entrar em contacto com a companhia, através do site ou do telefone e perguntar se aquele e-mail é verdadeiro;
9 - Repare nos erros
Se receber um e-mail com erros grosseiros de gramática ou com figuras faltando, eis bons sinais de um e-mail falso. Empresas sérias tomam cuidado com estes pontos;
10 - Parece de verdade
Há e-mails falsos tão bem feitos, que copiam slogan, templates e até possuem links que apontam para o site verdadeiro. Mas as aparências enganam! Por isso, verifique o e-mail, mesmo sendo de uma empresa que você é cliente, como por exemplo, um provedor de Internet.
Finalizando
Os e-mails falsos aparecem cada vez com mais frequência. O objectivo é sempre ter informações do usuário, principalmente senhas de banco. Com as dicas acima, é possível escapar dessas verdadeiras armadilhas, mas a dica principal é ter bom senso. Nenhuma empresa lhe propões ofertas e serviços fantásticos gratuitamente e muito menos pedem para o usuário fazer uma inscrição por e-mail. Na dúvida, SEMPRE visite o site verdadeiro, que você conhece. E-mails são enviados pelos mesmos indivíduos que enviam SPAM, por isso é que tais mensagens podem chegar ao seu e-mail. Portanto, ao identificar um e-mail falso, não responda de forma alguma, caso contrário, você estará confirmando que seu e-mail é válido. Clicando aqui, você verá dicas para evitar SPAM. Tais dicas também são aplicáveis para evitar e-mails falsos.