Ter microcomputador em casa é uma realidade para muitas pessoas. Estes computadores têm múltiplas funções. Finanças, cadastros, criação de textos e documentos, fax, jogos, lazer e acesso a Internet são apenas alguns exemplos de utilização.
O primeiro computador de uma casa , é muito disputado, entre as planilhas dos pais e o jogos dos filhos , ou entre os jogos dos pais e as tarefas escolares dos filhos. Por isso tem crescido sensivelmente o número de lares que passaram a contar com mais de um microcomputador. Principalmente pela constante queda de preços de periféricos como discos e memórias, que tornam estes equipamentos cada dia mais acessíveis.
Logo após a paz reinar em casa, fruto de mais um computador disponível, percebe-se que seria muito útil se eles estivessem interligados de alguma forma. É situação comum ter trabalhos feitos nos dois computadores e haver por isso certa dificuldade de localizá-los. Também compartilhar arquivos , impressora, e fax são necessidades corriqueiras neste “quase CPD doméstico”.
Na verdade esta situação descrita como um problema doméstico, é também a mesma situação que se encontram escritórios de profissionais liberais e pequenas empresas que estão agora se informatizando. A solução para estes problemas é simples e conhecida há muito tempo , usar uma rede local. Mas o uso de uma rede pressupõe sofisticação técnica e instalações complicadas certo ? Errado ! Não mais.
O objetivo deste texto é ilustrar como resolver este problema usando recursos bastante comuns e rapidamente permitir a ligação de 2 ou mais computadores em rede. Foi escolhido como plataforma de software para este exemplo o Windows 95/98 pois o mesmo conta com muitos recursos úteis e simples de serem utilizados.
O Windows tem duas alternativas diferentes para permitir a interligação de computadores : rede local e conexão via cabo. A diferença básica entre estes dois processos é o meio físico (cabo paralelo ou serial e cabo coaxial mais placa de rede). Uma vez fisicamente conectados e o software de comunicação configurado, a utilização da rede é TOTALMENTE igual para as duas formas de utilização. Por isso iremos explicar como configurar cada uma das alternativas de ligação e num terceiro ponto deste texto iremos detalhar a operação da rede, uma vez que é igual , estejam os computadores ligados via cabo serial, paralelo ou placa de rede cabo coaxial.
CONEXÃO VIA CABOouCONEXÃO DE REDE VIA PLACAS E CABO COAXIAL e aUSAGEM