Se a impressora está ligada mas não imprime, verifique primeiro se o cabo de dados está correctamente conectado no periférico e no micro. Certifique-se, ainda, de que a máquina está carregada com papel e tinta (ou toner).
Caracteres Estranhos
Se a impressora passou a imprimir caracteres estranhos no lugar do texto, algum software recentemente instalado pode ter trocado o controlador padrão de impressão. Para verificar qual o controlador usado como padrão, clique no menu Arquivo do seu aplicativo Windows e na opção Imprimir. Veja o nome da impressora que está sendo usada, assim como a porta de comunicação utilizada. Se houver alguma discrepância, altere a impressora ou porta nos campos apropriados.
Má Qualidade da Impressão
Quando a impressão estiver irregular, alternando áreas claras e escuras pode ser que o pó tonalizador da impressora a laser, a fita da impressora matricial ou o cartucho de tinha já estejam no final. Embora as impressoras a laser e jacto de tinta indiquem, por meio de luzes de controle, o fim do toner ou da tinta, o problema também pode ocorrer com elas. Em impressoras a laser, você pode tentar remover o cartucho de toner e dar uma sacudida nele para que o pó se espalhe de maneira uniforme em seu interior. Em geral, isso melhora a qualidade de impressão, até que o pó acabe realmente.
Imagens Ruins
Os problemas físicos com monitores normalmente requerem a intervenção de um técnico especializado. Se o monitor parece estar ligado, mas a imagem não aparece, veja se o cabo de dados não se soltou de seu conector na traseira do micro. Há, também, problemas que, na verdade, são causados pela configuração do software. Quando uma imagem aparece com cores estranhas, normalmente ela está sendo exibida com menos cores do que foi criada. A maioria das aplicações que usam imagens trabalha com 256 cores. quando o Windows é instalado - até mesmo o Windows 95 -, ele é ajustado para dezasseis cores. Nesse caso, você deve entrar no programa de configuração do sistema operacional e alterar o número de cores exibidas ou então adicionar o programa controlador de vídeo adequado para a sua placa. Nessa situação, é provável que seja necessária a utilização de um disquete com controladores que acompanha a placa de vídeo.
Interfaces em Choque
A maioria dos problemas relacionados com modems refere-se a conflitos de endereços de interrupções de memória ou da interface de comunicação. Os modems usam as interfaces seriais do micro. A maioria dos micros já vem com as seriais COM1 e COM2 instaladas. O mouse é conectado em uma dessas portas. Quando um modem é instalado, se ele estiver previamente configurado para usar a mesma porta em que está ligado o mouse, ocorrerá um conflito. Outro problema que ocorre com frequência no Windows 3.x é a situação em que o modem é configurado para a porta COM3 e já existe um mouse COM1. Ou, então, o modem é configurado para a COM4 e há um mouse ocupando a COM2. As portas 2 e 4 usam a mesma interrupção de memória. Isso acontece também com as de números 1 e 3. Dois dispositivos não devem ser instalados nas portas de mesma interrupção, senão, haverá conflito.