A concorrência entre vendedores é dura... Eles inventam argumentos para nos iludir.
Como apresentar um produto na sua melhor forma ? Certos construtores quebram bem a cabeça para encontrar argumentos cativantes. Foi assim que apareceram sucessivamente a resolução interpolada dos scanners (não confundir com a resolução óptica) e a definição visual das impressoras (não confundir com a definição simplesmente).
Para avaliar a qualidade de um documento produzido por uma impressora, a definição gráfica não diz tudo. Hewlett-Packard, apercebendo-se disso, deixou de mencionar esta indicação nos seus modelos Deskjet (a injecção de tinta), preferindo mencionar o volume de gota de tinta, calculado em pico litro. Será que este novo valor serve a mandar areia para os olhos ou é bem uma vontade de informar o consumidor ?
Paralelamente a estas estratégias astuciosas de Marketing, encontram-se práticas muito manhosas. Continuando no domínio das impressoras, vejamos os cartuchos-tinteiros de tinta ditos compatíveis. Estes cartuchos com a etiqueta do fabricante da impressora são geralmente exageradamente caros. Outros grandes fabricantes de tintas (Pélikan ou Armor, nomeadamente) propõem cartuchos compatíveis de grande qualidade e a um preço mais razoável.
Tenho a lembrar que a venda de cartuchos falsos também estão em voga no mercado. Atenção ! Estes cartuchos falsificados não devem ser utilizados porque eles riscam de danificar a sua impressora.
Aparelhos de foto numéricos
*
Falso zoom
BURLA: Alguns aparelhos de foto numéricos não estão equipados com um verdadeiro zoom óptico (é o caso do PhotoPC 700 de Epson, por exemplo), mas sim de um zoom numérico. Na realidade, este falso zoom ocupa-se de seleccionar a parte central da imagem que se forma no captador. A definição real da imagem sofre imensamente.
VERIFICAR : Quando se trata de um verdadeiro zoom óptico, a amplitude focal encontra-se mencionada sobre a objectiva do aparelho. Quanto à indicação de zoom numérico, ela encontra-se indicada na documentação do aparelho.Porem existem certos modelos (como o DC-260 de Kodak) que incluem um zoom óptico e um zoom numérico.
*
Uma memória ridícula
DÚVIDA : Para poder baixar o preço dos aparelhos, certos fabricantes economizam nos gastos baixando as capacidades da memória flash fornecida. O MX-500 de Fuji é vendido com uma carta memória Smart-Media de 2 Mb. Conclusão, escolhendo a melhor definição do aparelho (1280 X 1024 pontos), somente duas fotografias podem ser registadas.
VERIFICAR : Não se deixe impressionar pelo numero máximo de fotos que o aparelho pode memorizar. Pergunte ao vendedor quantas imagens podem ser memorizadas em definição máxima e com a compressão JPeg mais baixa, pois assim pode avaliar certamente a capacidade exacta da memória do aparelho.
Scanners
*
Uma resolução fantasista
DÚVIDA : Nas suas publicidades, os construtores insistem sobre a resolução interpolada dos scanners, com números que sobem a 9.600 e mesmo 19.200 pontos por polegada (ppp). Portanto, no que diz respeito à qualidade, só a resolução óptica é importante. A interpolação nada mais é que um artificio incluído num programa que consiste a juntar pontos na imagem digitalizada. Ela não aumenta a precisão do scanner.
VERIFICAR : Pergunte ao vendedor qual é a resolução ÓPTICA do scanner. Regra geral ela é de 300 x 600 ou 600 x 1200 ppp (pontos por polegada)
USB
*
Um só não chega...
DÚVIDA : A grande vantagem da porta USB é a de permitir a ligação de vários periféricos em paralelo (como uma cadeia SCSI). Ora a maioria dos materiais USB estão equipados de uma entrada mas não de uma saída onde se poderia ligar um periférico seguinte. Neste caso, a cadeia USB termina em um único periférico.
VERIFICAR : Se você tem a intenção de se equipar com vários materiais USB, certifique que cada um deles esteja dotado de uma entrada mas sobre tudo também de uma saída USB.
IMPRESSORAS
*
Paginas por minuto ou horas ?
DÚVIDA : Uma impressora a jacto de tinta que imprime seis páginas por minuto parece-lhe talvez suficiente. Mas atenção ! O fabricante calculou o desempenho sobre base de páginas de texto a uma só cor (negro) e em qualidade " inferior "... A maioria das impressoras, incluindo algumas das melhores, levam dezenas de minutos para imprimir uma imagem a cores no formato A4 (21 x 29 cm)
VERIFICAR : Peça ao vendedor que lhe faça uma demonstração das impressoras e faça um clique no seu cronómetro. Consulte minuciosamente as documentações. Por vezes, com letras mais pequenas, está mencionado o tempo de impressão para uma página a cores.
*
Uma definição chamada " visual "
DÚVIDA : Alguns construtores de impressoras indicam uma resolução visual que é baseada sobre os efeitos de atenuação das curvas (graças a um software) em vez de indicarem a definição real da impressora, jogando assim com falsos números para privilegiar o produto.
VERIFICAR : Com as novas técnicas de impressão ( sobreposição de pontos de tamanhos variáveis, tintas ligeiramente atenuáveis, etc. ) a definição pouco representa no critério da qualidade
*
Um custo por página de sonho
DÚVIDA : O custo por página impressa anunciado pelo fabricante ou vendedor de impressoras a jacto de tinta, não é significativo e nada representa nos gastos futuros que você terá com sua impressora (regra geral os cálculos são feitos sobre base de uma página em texto monocromo cujo suporte só está coberta com 5% de tinta). Você deverá saber a venda de tinteiros e papeis representa um grande lucro para os construtores, o que explica a razão dos baixos preços deste tipo de impressoras.
VERIFICAR : Só um teste de consumo sistemático, que não está no alcance de um particular, poderá encontrar uma média de custo por página impressa.
*
Os falsos tinteiros
BURLA : Encontram-se no mercado muitas falsificações de tinteiros. Contrariamente aos tinteiros compatíveis, perfeitamente legais, os falsos apresentam-se em embalagens imitadas (mal ou bem). Os construtores reunidos sobre a sigla ICCE (imaging Consumable Coalition of Europe) estimaram que só na Europa as burlas por falsificações se elevaram a 500 milhões de dólares no ano de 1998.
VERIFICAR : Por vezes é difícil de encontrar a diferença entre o verdadeiro e o falso. Peça ao vendedor um recibo mencionando a marca do tinteiro e caso haja uma duvida, você pode enviar o tinteiro ao construtor da impressora (ele agradece e dá-lhe um verdadeiro de volta).
Veja aqui outra burla sobre os tinteiros