Juninho
Mensagens : 527 Pontos : 79516 Data de inscrição : 01/09/2010 Idade : 26 Localização : Santa Catarina-Navegantes
| Assunto: 7 - Monitores CRT: 14, 15, 17... e o resto ? Sex Set 03, 2010 3:26 pm | |
| empre reparei que grande parte dos revendedores e mesmo fabricantes só dão informações sobre a diagonal de um monitor CRT ( em polegadas) e fazem-se mudos quanto à qualidade, não fazendo referência ao " dot pitch ".
É simples ! Um ecrã CRT é composto principalmente de um tubo catódico cuja função é a de lhe transmitir a imagem. Na fabricação desse tubo é inserida uma finíssima placa metalizada com milhares de pequeníssimos buracos que transforma o tudo numa espécie de rede. O dot Pich é exactamente a medida do diâmetro de cada um desses buracos. Quanto maiores eles forem (0,30 ou 0,31dot Pich por exemplo) pior é a qualidade da imagem. Se um ecrã tiver um dot Pich de 0,28 você já obtém uma boa qualidade. Mas 0,26 ou menos, então você encontrou o melhor que existe.
Quer isto dizer que, face à variedade de fabricantes e preços, para ecrãs com a mesma diagonal, você só pode avaliar a boa compra sobre base de diagonal igual e dot Pich igual. Então sim ! Não tem veneno, pode comprar !
Ah !... Mas esqueci de vos contar a minha maneira muito pessoal de comprar ecrãs. Eu sei que antes de chegar à minha mão o ecrã viajou muito.
pitchEstá claro que a embalagem de origem está prevista para todas as quedas e em caso de acidente será difícil que o ecrã quebre. Mas com o impacto da queda a bobine de deflexão no interior do ecrã pode desviar-se.
Basta um milímetro e a qualidade foi-se. Então, embora os vendedores se riam de mim, eu faço a minha compra sempre acompanhado de uma grande lupa. Procuro uma janela de texto com fundo preto e letras brancas e aponto a lupa para uma das letras e verifico: se a letra branca está sombreada de outra cor (veja a figura), então quer dizer que a bobine de deflexão está desregulada. Outro ecrã da mesma marca pode estar impecável. |
|