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 Como evitar spams e fraudes através da internet: dez dicas evitar

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HallsPreto

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Como evitar spams e fraudes através da internet: dez dicas evitar  Empty
MensagemAssunto: Como evitar spams e fraudes através da internet: dez dicas evitar    Como evitar spams e fraudes através da internet: dez dicas evitar  Icon_minitimeSáb Set 04, 2010 6:08 am

Segundo o site WNews, atualmente o volume mundial de spams ultrapassa os 120 bilhões de mensagens diárias! Dá uma média de 20 mensagens por dia para cada ser humano do planeta. Se você quer diminuir a quantia de emails inúteis que recebe, ou evitar cair em um golpe digital, confira uma lista com dez dicas do especilista em segurança na internet Arthur Capella que o site publicou recentemente.
Confira as recomendações profissionais que reproduzimos abaixo

Utilize um serviço de proteção contra roubo de identidade
Geralmente os esquemas de proteção contra roubo de identidade oferecem um relatório de crédito pessoal que permite que você veja seu histórico de crédito e verifique se ele é atualizado e preciso. A maioria dos serviços possibilita monitoração diária do crédito e alerta para qualquer atividade suspeita, como abertura de contas em seu nome ou observação indevida de seus arquivos de crédito. A proteção contra roubo de identidade também ajuda a corrigir possíveis erros no seu arquivo de crédito e provê alguma segurança contra fraude.

Não use seu endereço de e-mail principal
A utilização do endereço de e-mail principal em qualquer lugar na web aumenta o risco de ataque de spammers. Use uma conta secundária ou temporária para transações online.

Use um cartão de crédito temporário ou descartável
Quando estiver em dúvida, use um cartão de crédito temporário ou descartável. A maioria dos bancos pode fornecer estes tipos de cartões para evitar o uso indevido.

Não abra
Sempre que possível, não abra spams. Com freqüência, eles contêm software que informam aos spammers quantos ou quais endereços de e-mail as receberam e abriram. E quase sempre um e-mail suspeito é spam.

Não responda
A melhor maneira de lidar com mensagens vindas de endereços desconhecidos ou suspeitos é removê-las ou deixar que o filtro anti-spam coloque-as em quarentena. Se você responder a um spam, mesmo que seja para pedir que seu e-mail seja removido da lista, a resposta confirmará que o endereço era válido e sua caixa de entrada poderá receber ainda mais spams. Se não tiver certeza de que um pedido de informação pessoal de uma empresa é legítimo, entre em contato direto com o fabricante ou digite a URL do website no seu browser.

Não clique
Se você clicar em um link (mesmo que seja um link para “cancelamento de assinatura”) oferecido em um spam, poderá infectar seu computador com spyware ou vírus. Por isso, apague o e-mail imediatamente. Caso a mensagem (que parece ser do seu banco, sua operadora de cartão de crédito, do eBay, PayPal ou outros) solicite que você clique para validar detalhes da conta, não o faça. Estas empresas já têm os detalhes da sua conta e, portanto, a validação ou confirmação não deve ser necessária. Simplesmente remova a mensagem. Se tiver alguma dúvida sobre um e-mail de uma organização conhecida, contate-a por telefone.

Não compre
O spam existe porque é lucrativo. O spammer não gasta quase nada para enviar um milhão de mensagens. Mesmo que apenas uma pessoa em um milhão compre alguma coisa, eles ganham dinheiro. Acabe com o lucro do spam. Nunca compre nada de spammers. Diga aos seus amigos e à sua família para fazer o mesmo – por melhor que a oferta lhe pareça.

Não acredite em tudo que lê
E-mails de alerta e correntes são comuns neste período do ano. Os spammers podem coletar bons endereços de e-mail através destas mensagens encaminhadas. Após algumas gerações, muitas destas correntes contêm centenas de bons endereços de e-mail. Assim, as pessoas que estavam preocupadas com a “garota desaparecida” ou o "refugiado desesperado” acabam não só passando adiante um hoax, mas também recebendo mais spam.

Certifique-se de que seu provedor de Internet ou sua empresa adota proteção contra spam, vírus e spyware
Os spams, com muita freqüência, contêm vírus, sendo vital contar com proteção anti-spam e antivírus. Os spams também costumam ter links para websites que contêm spyware ou malware. Certifique-se com seu provedor de internet ou departamento de TI sobre a existência de segurança adequada contra estas ameaças. Pode fazer uma diferença significativa ter proteção no gateway contra, spam, vírus e malware baseado na web.

Use o bom senso
Se a mensagem parecer um spam ou fraude on-line, provavelmente é. Remova-a.
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