Relações mau resolvidas na vida real normalmente continuam sendo problemática quando chegam à Internet. Um dos maiores problemas do Orkut.com tem sido com relação aos crimes cometidos a partir de pequenas rixas pessoais.
Colegas de escola ou trabalho que não se dão bem e trocam farpas pelos perfis, ou justiceiros magoados que se sentem protegidos pelo falso anonimato da web e tentam se vingar lotam as listas de reclamações sobre sites como o Orkut.com.
Todos devem lembrar que o melhor caminho sempre é evitar que as confusões cheguem a esses extremos. Mas, se você for vítima de um desses ataques, como agir?
Quando as ofensas não passam disso, de ataques pessoais sem maiores efeitos, o ideal é ignorar. Mas, quando você se sentir lesado de forma mais grave, que possa lhe causar prejuízo material ou moral, é possível ir à justiça contra o autor.
Neste caso, o problema passa a ser a identidade exata de quem está desferindo os ataques virtuais. Antes de procurar qualquer autoridade, é bom você ter pelo menos uma vaga noção do que causou a situação, senão, pode até não ser levado a sério.
Com um suspeito em mente, evidências que levem até ele (ou que você pelo menos julgue levarem), é hora de documentar todos os ataques. Geralmente, uma impressão das páginas basta.
Qualquer ameaça de ataque físico é caso de polícia
Em todo caso, toda e qualquer ameaça contra sua integridade deve ser levada a sério e comunicada à autoridade policial. Sabendo ou não quem fez a ameaça, tendo ou não as tais suspeitas e evidências, deve procurar uma delegacia para ser orientado.
O fato é que nem sempre sabemos o que se passa na cabeça de quem fez a ameaça. Geralmente temos pelo menos uma noção de quem é o autor, por isso, é possível ter ajuda policial. As autoridades podem convocar o suspeito para uma conversa que esfrie os ânimos, ou até impor medidas protetivas, como a proibição de que tal pesssoa se aproxime de você e até escolta polícial.