Deadly Sin 2: Shining Faith apesar de dar continuidade à série Deadly Sin, não é uma continuação direta do primeiro RPG. Nele, é contada a história de um império em caos iminente: um exército de mortos-vivos avança contra a capital e, como se isso já não bastasse, há também uma crise política envolvendo o sucessor do imperador.
A maneira como o jogo começa é uma das mais interessantes possíveis. Ao invés de começar com uma introdução à história e progressivamente mostrar situações que construam a tensão pré-catástrofe, o que acontece é bem diferente: sem maiores explicações, o jogo começa no meio da invasão do exército de mortos-vivos à capital.
Com isso, você se percebe obrigado a aprender “na marra” quais teclas realizam quais funções e, inclusive, como funcionar as opções dentro de combate – por sorte, nessa parte os personagens já estão no nível 15. Então, justamente durante uma cena extremamente épica, eis que a história volta um mês no tempo – deixando você sem saber o que teria acontecido com o herói do império.
Combate
Como todo jogo feito no RPG Maker, Deadly Sin 2: Shining Faith apresenta os mesmos comandos e interface, ou seja, use as setas direcionais e as teclas Z, X, Esc e Enter. Apesar de a jogabilidade básica ser padrão, durante as batalhas do jogo é possível notar diferenças em relação a jogos feitos em versões mais antigas do programa.
À direita você nota o nome de seus personagens e dos inimigos: isso indica a ordem dos turnos, ou seja, quem está na vez de atacar e quem atacará na sequência. A primeira opção possível no menu de batalha é o ataque (o ícone varia de acordo com a arma empunhada) – a escolha e indique o alvo. A seguinte permite o uso de habilidades: magias (suporte ou ataque) e ataques especiais. Com a terceira você defende e leva menos dano durante o próximo turno. Por fim, a última opção faz você usar itens.
Na parte de baixo da tela se encontram informações de cada lutador. HP indica a vida restante (chegar à zero significa morte), MP a capacidade de usar magias – começa cheio e é regenerado aos poucos, EN (Energia) a possibilidade de executar movimentos especiais – começa vazia e é acumulada aos poucos. Por sua vez, “Threat” (Ameaça) mostra o nível de ameaça de cada personagem: quem apresenta o maior valor é atacado com mais frequência.
Batalha
Terminada uma batalha, surge uma tela indicando o quanto de ouro (“Gold”) e experiência (“EXP”) recebidos. Logo abaixo são exibidos todos os personagens que participaram da luta e qual a porcentagem atual de progresso para o nível seguinte e o total acumulado de experiência até o momento.
Ao abrir o menu principal, existem opções bastante peculiares e vitais para o bom desempenho nas batalhas travadas. Com “Augment” (Melhorias) é possível utilizar itens mágicos para melhorar a força de determinados equipamentos. “Quests” (Missões) mostra as missões aceitas e seus principais detalhes – para aceitá-las, converse com personagens com um ponto de exclamação sobre a cabeça.
Apesar de “Status” não ser algo diferente, as informações exibidas são um pouco fora do normal. Por exemplo, há como saber a idade, peso e altura do personagem, bem como chance de bloquear golpes e o peso total dos equipamentos utilizado (o que pode influenciar nos combates quando em demasia).
Enfim, a parte mais interessante: “Skill Menu” (Habilidades). Nele, você encontra uma tela dividida em quatro áreas: habilidades ativas (“Active Skills”), passivas (“Passive Skills”), pontos disponíveis (“Skill Points”) e sua descrição. A diferença entre ativas e passivas é que a primeira gastar MP ou EN para ser usada, enquanto a outra não requer ativação.
Cada “skill” apresenta nível máximo 5 e requer um gasto equivalente ao nível desejado em pontos para sua obtenção. Em outras palavras, se você não tem pontos em uma delas e deseja maximizá-la, precisará gastar cerca de 15 pontos (ganha-se um ponto por nível avançado).
Comandos
* Tecla Z e Enter: seleção de opções;
* Tecla X e Esc: volta ao menu anterior.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/deadly-sin-2-shining-faith.htm