Freedroid RPG é um jogo baseado no clássico Diablo, funcionando quase da mesma maneira com a exceção de pequenopinguins minigames. A diferença é que Freedroid, como o nome aponta, é totalmente gratuito e coloca o inveterado pinguim-símbolo do Linux — o Tux — no papel do guerreiro responsável pela salvação de um mundo futurista. O jogo faz uso da licença GPL (para uso público gratuito), a bandeira do software livre, sob a qual ele se apóia e procura auxílio na comunidade.
Freedroid é apimentado com várias piadinhas sobre a Microsoft, convenções de RPG e incentivos ao uso de software livre. Para os gráficos, fez-se o uso de OpenGL e características marcantes de Diablo como lojas para trocar itens e aprender habilidades, inimigos, níveis e até o inventário foram adaptados ao estilo do pinguim. O enredo é dirigido por uma série de objetivos, sendo que a maioria deles envolve a destruição de robôs, encontrar itens e falar com NPCs (personagens não-jogáveis).
O Windows dos robôs foi infectado por um vírus e o mundo caiu em desgraça
Um universo futurista e tecnologicamente superior é povoado por robôs e homens em harmonia até a sucessão de um evento chamado "The Great Assault" (O Grande Assalto). As máquinas desta utopia de bits rodam dois sistemas operacionais concorrentes: o Linux e o Windows. O Linux é gratuito e de ideologia livre, criado pela comunidade de programadores enquanto o Windows é criado por apenas uma empresa privada, a Microsoft.
Salve o mundo do vírus e do caos.
Como o sistema operacional da Microsoft é desenvolvido apenas por um clube fechado de pessoas, logo ele começou a ser visado como alvo de ciladas e indivíduos mal-intencionados. A MS se defendeu como pôde, mas um dia uma praga infectou os sistemas dos androides de forma avassaladora e irreversível.
A partir de então, apenas poucos andróides rodavam um sistema operacional que ainda era leal à raça humana, o Linux. O Windows tomou conta e subverteu os robôs e chips de todo mundo para a destruição da raça humana e instauração de uma ditadura tirânica.
Neste contexto, onde a semelhança com o mundo contemporâneo é mera coincidência (!), você controla o pinguim-paladino Tux, o estandarte do software livre, na missão de salvar o mundo do vírus e do caos provocado. Durante sua jornada, hackers vão ajudá-lo: se você completar os minigames com sucesso, um robô com o sistema operacional hackeado virá em seu auxílio.
Comandos
Mouse
# Botão Esquerdo: Ação ou Andar.
# Segurar Botão Esquerdo: Manter-se andando na mesma direção.
# Botão Direito: Usar especiais e habilidades.
# Ctrl: Correr.
# Botão do meio (wheel): examinar ou usar funções especiais.
Teclado
# I: Inventário.
# C: Painel do Personagem.
# S: Habilidades (skills).
# Q: Quests.
# P: Pause.
# A: Atacar.
# R: Recarregar arma.
# T: Deixar paredes transparentes
# TAB: Mapa automático.
# Shift Esquerdo: Ver itens no chão.
# Esc: Menu Principal.
# F1 a F9: Alternar habilidade/especial.
# 1 a 9: Usar itens.
# Barra de Espaço: Fechar painéis.
# F12: Tirar screenshot.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/freedroid-rpg.htm