Depths of Peril é, acima de tudo, um jogo de ação/RPG (pense em Diablo). Entretanto, este não é um típico jogo do estilo. Ele incorpora elementos dos MMORPGs e, mais notoriamente, jogos de estratégia. O esquema de jogo básico consiste em aceitar missões (quests), comprar equipamentos, lutar contra monstros, achar tesouros e explorar o mapa. Por enquanto soa como um jogo fatídico, não? Bem, é aqui que as semelhanças entre Depths of Peril e os outros jogos de ação/RPG acabam.
Você começa escolhendo uma de quatro classes para o seu personagem, o contrato e o nível de dificuldade. Feito isso, o jogo inicia no vilarejo de Jorvik, que serve de ponto de partida e cidade natal, assim como lugar principal para conseguir missões e comprar itens.
O que são as facções (Covenant)?
O objetivo principal em Depths of Peril é tornar-se o líder de Jorvik, cada facção tem uma propriedade que luta pelo controle do vilarejo. Você é dono de uma dessas facções, mas em contrapartida existem várias facções rivais, cada uma com um líder. Nessa parte é que entram os elementos de estratégia.
Várias opções de vitórias são possíveis, desde se juntar com outras facções rivais até destruir todas elas, a escolha é sua. A formação de alianças é permitida também, construir rotas de comércio, trocar itens, declarar guerra e muito mais. Esta é a chave para se dar bem em Depths of Peril. Lembrando que nem sempre sua facção será a mais poderosa, sendo assim, você poderá acalmar os ânimos das outras facções trocando itens e dinheiro com elas, fazendo com que a relação não se deteriore.
Fique do lado certo (mais poderoso) até que tenha força suficiente para saquear outras casas contratantes e derrotá-las. Em outras circunstâncias, se você fizer isso na hora errada, enfrentará a fúria deles, freqüentemente inesperadas. Todavia, se for da sua vontade, é possível derrotar as facções logo no começo.
Descobrindo o jogo
É permitido contratar 5 personagens adicionais, além de 4 guardiões para a propriedade. Existem relíquias – que aumentam certos pontos de habilidades - que podem ser achadas em todo o mapa, além de poderem ser compradas com os vendedores das cidades.
Apenas o fato de o personagem ficar mais forte já seria razão suficiente para que as outras facções fiquem mais tementes a você, fazendo com que elas fiquem mais propensas a fazer alianças. Estes são só alguns exemplos do funcionamento da mecânica do jogo, existem conseqüências para a maioria das ações que você toma (ou ignora). Contudo, este sistema de conseqüências será mais percebido nas missões normais e nas terras fora de Jorvik.
Escolhendo as missões
As missões se baseiam naquele velho formato que todos nós estamos acostumados de “pegue 10 rabos de rato para mim”, muitas são baseadas em matar um certo número de monstros que estão se rebelando. Aí é que entra uma pequena modificação, se você não mata certos monstros, há uma chance que você volte da missão e eles estejam destruindo o vilarejo e a propriedade da facção.
Há também a possibilidade daquele monstro único que você deixou pra trás, começar a construir um grupo com outros monstros únicos, aumentando assim cada vez mais a dificuldade para derrotá-los.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/depths-of-peril.htm