Counter-Strike 1.6 é o FPS (First Person Shooter) mais jogado no mundo inteiro, tanto em Lan-Houses quanto via Internet. Lançando em 1999 como um MOD para o também famoso Half-Life, o jogo coloca você para escolher entre duas equipes: “Terroristas” (tr) ou “Contra-Terroristas” (ct), cujo o objetivo no jogo depende do mapa em andamento, por exemplo:
Em mapas com prefixo “de_” o objetivo dos Terroristas é plantar uma bomba, e os dos Contra-Terroristas evitar que isso aconteça, ou em caso de falha, desarmá-la.
Em mapas com prefixo “cs_” o objetivo dos Terroristas é manter um grupo de reféns longes dos CTs até o tempo acabar, ou até todos adversários estarem mortos, e o dos CTs, obviamente é resgatar os reféns.
Em mapas com prefixo “as_” os CTs devem escoltar um membro da equipe (chamado de VIP) até um certo local, o objetivo dos terroristas é matar o VIP ou a equipe de CTs.
Obs.: O VIP só pode carregar uma pistola, e ganha colete reforçado.
Obs.²: Existem outras variações de mapas, mas estes não são considerados oficiais pelas ligas profissionais de cs.
Obs.³: Em qualquer mapa, pode-se vencer o Round eliminando a equipe Adversária.
De diversão, para profissão
Com a vasta popularização do jogo, não demorou muito para as grandes empresas do ramo dos games voltarem sua atenção para a nova sensação do momento, foi assim que nasceram varias ligas profissionais, tais quais:
“ESWC”, “ESL”, “WCG”, “WEG” e a extinta “CPL” (que encerrou suas atividades em 2008).
Obs.: No caso da ESWC funciona da seguinte forma: cada país tem as suas qualificações no qual qualquer clã pode ir a uma qualificação em uma lan-house em qualquer parte do mesmo país, passando depois às melhores equipes, as melhores equipes de cada país encontram-se depois no complexo da ESWC, localizado em Paris,
para disputar o lugar da melhor equipe do mundo de Counter-Strike.
Com a existência de ligas profissionais, é claro que também surgiram Jogadores com muito talento que se profissionalizaram (chamados PPLs) e fundaram seus próprios times (chamados clans), Ex.:
Os Poloneses do “Meet Your Maker”, os Dinamarqueses do “mTw”, os Suecos do “Fnatic” e do “SK Gaming”, os Finlandeses do “Roccat”, os Belgos do “mousesports”, os Estado-Unidenses do “Evil Geniuses”, os Franceses do “emuLate”, os Alemães do “Team Alternate”, os Coreanos do “e-STRO”,entre outros.
No Brasil existem várias equipes de CS 1.6, mas a que mais se destaca é o “Made in Brazil” também conhecida como “mibr”, que ao longo de sua existência vem colecionando títulos ao redor do mundo, a atual “Line” do mibr conta com:
Thiago “btt” Monteiro
Raphael “cogu” Camargo
Guilherme “spacca” Spacca
Wellington “ton” Caruso
Arthur “prd” Resende
Manager: Leandro “chataum” Loiola
Proibição no Brasil e na Árabia
Desde de 18 de Janeiro de 2008, a comercialização de livros, encartes, revistas ou CD-ROM, contendo o jogo Counter-Strike está proibida em território brasileiro, conforme decisão da justiça do país. O juiz responsável argumenta que “Counter-Strike” e o jogo “EverQuest” “trazem imanentes estímulos à subversão da ordem social, atentando contra o estado democrático e de direito e contra a segurança pública, impondo sua proibição e retirada do mercado”. A empresa responsável do jogo alegou que a fase que o juiz utilizou como motivo para proibir a venda a cs_rio e que de fato foi produzida por fãs, não estando contida no jogo original. Porém, o juiz Silva Costa Torta ganhou a ação e o jogo está proibido de ser vendido.
Entretanto, ainda é possível utilizar o gerenciador Steam para comprar eletronicamente a versão 1.6 do jogo.
Expressões
Como em todo jogo on-line, os jogadores criaram algumas expressões para ilustrar alguma situação, lugar ou pessoa, ex.:
CT = Contra-Terrorista;
TR = Terrorista;
TK = Team Kill, quem mata alguem da própria equipe;
HS = Head-Shot, tiro na cabeça;
B1 = nos mapas com prefixo “de_”, o primeiro local para implatanção da bomba;
B2 = nos mapas com prefixo “de_”, o segundo local para implatanção da bomba;
Defusar = Desarmar a bomba ja plantada;
Noob = Um jogador ruim;
Rushar = Seguir com vigor para o objetivo da fase, como plantar a bomba ou salvar os reféns;
Single = quando um jogador mata o adversário com somente um tiro, geralmente na cabeça;
Ammo = Abreviação de ammunition, munição;
Sniper = jogador que exerce a função de atirador especial;
Xiter = Cheater, é quem usa algum tipo de trapaça para levar vantagem sobre os outros jogadores;
Kickar = expulsar um jogador do servidor;
Camper = jogador que fica escondido, para matar sem que se perceba sua presença, geralmente exercendo papel de atirador especial;
Clan = Time;
PPL = Pro Player, Jogador Profissional;
CF = ClanFronto, disputa entre clans;
Line = Time titular de um clan.
Novas armas em relação a versão 1.5
Fabricante: Groupement Industriel des Armements Terrestres
Preço: $2250
História: Feito para competir com o poderoso AK-47 dos Terroristas, esse fuzil é conhecido por sua aparição em Metal Gear Solid. Quem jogou irá se lembrar dele… Vai custar um pouco menos que o M4A1, e usará 25 projéteis de calibre 5.56mm NATO por pente (o mesmo que o M4A1 usa). O tiro alternativo (função secundária) será o modo burst (como a glock) ou o modo auto (automático). Um tiro burst de três projéteis atira três balas mais rápido que o modo auto atira a mesma quantidade, porém possui uma cadência maior entre as rajadas. Supostamente, o FAMAS tem uma boa mira e é forte o bastante para se comparar ao AK-47. Que vença o melhor!
Fabricante: Israeli Military Industries
Preço: $2000
História: Israel produziu esse assault-rifle para competir com o AK-47 no campo de batalha. Atualmente é a arma “oficial” de Israel, e usa 35 projéteis de calibre 5.56mm NATO, compatíveis por acaso com o rifle M4A1 dos CTs. A caixa de descrição descreve a arma como o AK, apenas mais pesada e conseqüentemente mais certeira… Esse assault-rifle pode ser visto perto do fim do filme “The Way of the Gun”. Não tem função secundária.
Fabricante: Não Disponível
Preço: $1000
História: Este novo e excitante item irá bloquear completamente todos os disparos dados contra o usuário na versão BETA. É claro, isso deverá mudar por motivos de balanço. Você poderá comprar o escudo com qualquer pistola (menos a Dual Beretta) e ele ocupará o slot de primary weapons. O escudo eventualmente cobrirá a frente do corpo do usuário enquanto você poderá olhar pela pequena janela nele (que é completamente visível), sua visão é diminuída a um pequeno retângulo. Abaixado o escudo protege completamente o corpo da pessoa, de pé não, e de ângulos diferentes é mais fácil acertar, através da janela não da pra acertar! Porém quando ligado, o escudo diminui sua velocidade
Modificação nos mapas em relação a versão 1.5
Ocorreram mudanças nos seguintes mapas: de_aztec, onde mudaram a ponte e etc, e de_inferno, na qual foram mudadas as texturas:
de_aztec
de_inferno
Foi adicionado um novo mapa: de_airstrip
Textos e Revisão: Alberto Dutra Porto da Silveira e Leonardo Castro do Santos