The Witcher representa o que há de melhor nas narrativas para RPG, dividindo a linha da história entre o Bem e o Mal em um mundo onde os questionamentos morais dominam as pessoas. Em um jogo rico, tanto visualmente como artisticamente, o jogador assume o papel de um herói em uma narrativa épica, repleta de ação e unicamente definida pelas suas ações.
Com a idéia de combinar as raízes do gênero RPG com modernas tecnologias, The Witcher enfatiza história e evolução de personagem em um mundo vibrante, ao mesmo tempo que incorpora combates em tempo real e muito táticos como poucos jogos já fizeram. Criado para fornecer diversão para tanto os fãs de RPG como para aqueles que preferem ação e jogos dinâmicos, The Witcher traz uma cronologia épica, visual de tirar o fôlego e ação complexa, com muita tática.
O jogador assume o papel de Geralt, um mago de cabelos brancos, conhecido assassino de monstros e mestre com a espada, que também possui força e reflexos sobrenaturais. Ao tentar recuperar sua memória perdida recentemente, Geralt torna-se envolvido sem querer em uma luta muito forte sobre controle de forças.
O protagonista
Geralt é um protagonista único, com mais de 250 habilidades especiais correlacionadas aos atributos, habilidades de combate e poderes mágicos para moldar o personagem de uma maneira que se adéqüe melhor às suas necessidades táticas e estilo de jogo.
Inspirado nos escritos do autor polonês Andrzej Sapkowski, The Witcher conta com temas mais adultos e menos fantasiosos do estilo conto de fadas, inclusive temas sociais como racismo, politicagem e genocídio. Trata-se de um mundo desconfortável onde nada é preto ou branco, certo ou errado, o que força os jogadores a escolher o menor dos males para avançar.
Possibilidades e combates
O jogo é repleto de voltas, reviravoltas e ambiguas decisões morais, as quais têm impacto real na trama. Todas as quests podem ser completadas de diferentes maneiras e o jogo possui três finais diferentes dependendo das ações e escolhas do jogador durante a aventura.
O mundo de The Witcher é complexo e, ao mesmo tempo, intuitivo, baseado em combates em tempo real com técnicas de espada. Lutas foram gravadas no estúdio Metric Minds para fornecer ao jogador mais de 600 animações espetaculares e alucinantes.
Seis estilos de combate, dúzias de poções, complexo sistema de alquimia, armas customizáveis e mágicas poderosas adicionam uma profundidade tática à experiência de tempo real do jogo.
Durante o jogo, a luz natural varia durante as várias fases do dia, o que serve para enriquecer o ambiente de The Witcher. O clima pode dinamicamente mudar de uma fina garoa para uma tempestade escura e assustadora.
Estilos de câmera e lutas
Há três tipos de câmera para se aventurar em The Witcher, sendo possível jogar de duas perspectivas de cima para baixo, onde o mouse é usado para controlar tudo; ou então de uma visualização acima dos ombros, a qual traz o jogador mais perto dos combates, mas limita a visibilidade para tal. Nos dois modos, o teclado e o mouse podem ser configurados para melhor se adequar à visualização.
O jogador escolhe um entre três estilos de luta. O primeiro, mais ágil, permite ataques mais rápidos e de menores danos, que oferecem uma maior chance de acertar inimigos mais velozes; o segundo, mas pesado, causa danos maiores, porém os golpes são mais lentos, o que reduz as chances de acertar inimigos mais velozes; além do estilo que alterna ataques, indicado para quando o jogador se encontrar cercado.
As espadas de Geralt também podem ser mais adequadas ao estilo de combate. A de aço é usada para combater humanos e outros seres de carne e osso, e a de prata é mais eficiente contra monstros sobrenaturais e demônios.
Poções
A alquimia tem um papel fundamental na jogabilidade. O jogador pode criar poções que aumentam sua vida ou resistência, lhe permitem enxergam no escuro, ou outros efeitos benéficos. As receitas dessas poções podem ser aprendidas ou simplesmente experimentadas. Uma vez que o jogador cria uma poção desconhecida, ele pode prová-la, mas, caso ela não funcione, vai ser envenenado. Toda vez que Geralt ingere uma poção, o nível de toxinas em seu corpo aumenta. Este nível pode ser reduzido com uma poção especial ou através de meditação.
Além das poções, o jogador pode também criar óleos e bombas, usados respectivamente para aumentar o poder de dano de armas ou como uma própria arma. Mas nenhum desses pode ser criado até que o jogador atinja um determinado nível de pontos.
Pense bem
Um sistema inovador de decisão-conseqüência faz com que o jogador pense muito a respeito de suas decisões. Isso porque algumas delas só irão repercutir horas de jogo depois, entre 10 e 15 horas. Assim, ficar de olho para salvar e recarregar seu jogo é fundamental. Este recurso também serve para que o jogo possa ser desvendado mais de uma vez, uma vez que a história toma rumos diferentes com base nas decisões do protagonista.
LIMITAÇÕES DA VERSÃO
A versão DEMO do The Witcher oferece o Prólogo e o Ato 1 inteiro. O primeiro apresenta a história e ensina os básicos de combate ao protagonista. Já o segundo apresenta os primeiros conflitos e perigos deste mundo.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/the-witcher.htm