Lançado há cerca de um mês em estágio beta com o novo Windows Live Essentials “Wave 4”, a nova versão do Windows Live Messenger traz grandes melhorias e novidades em relação a anterior, lançada há mais de um ano, com destaque para integração com redes sociais.
Entretanto, como nem tudo é perfeito, dentre os vários outros problemas da versão de testes do mensageiro instantâneo da Microsoft, o mais grave certamente é um que impossibilita o acesso à rede. Se você está tento dificuldades para fazer login na sua conta e, enfim, poder conversar com seus contatos, siga a dica da própria Microsoft para resolver o problema.
Segundo a companhia de Redmond, em um tópico de suporte oficial do Windows Live Solution Center, os arquivos de cache do Live Messenger podem estar corrompidos e darem origem a falha. A solução é apagar os arquivos problemáticos.
Antes de começar, assegure-se de que o Windows Live Messenger não está sendo executado. Para isso, dê uma checada no “Gerenciador de Tarefas do Windows” (acessível através da famosa combinação de teclas Ctrl + Alt + Del, ou Ctrl + Shift + Esc no caso do Windows Vista ou 7), guia “Processos” e, caso afirmativo, mate os processos chamados msnmsgr.exe e wlcomm.exe.
O segundo passo é acessar o diretório “C:\Users\<nome de usuário>\AppData\Local\Microsoft“, e apagar a pasta “Windows Live Contacts”. Note que alguns arquivos e pastas estão ocultos, e para enxergá-los é necessário alterar a configuração no Painel de controle (em “Opções de Pasta”, guia “Modo de exibição” e, por fim, selecionar “Mostrar arquivos, pastas e unidades ocultas”).