O sistema de gerenciamento de rede da arquitetura Internet TCP/IP opera na camada de aplicação e baseia-se no protocolo SNMP (Simple Network Management Protocol). Os padrões que definem a estrutura de gerenciamento de redes Internet são descritos nos documentos RFC-1155 (Structure Of Management Information), RFC-1156 (Management Information Base) e RFC-1157 (Simples Network Management Protocol). Como no esquema de gerenciamento OSI, os processos que implementam as funções de gerenciamento Internet atuam como agentes ou gerentes. Os agentes coletam junto aos objetos gerenciados as informações recolhidas pelos clientes, com o objetivo de detectar a presença de falhas no funcionamento dos componentes da rede (hosts, gateways, processos executando os protocolos de comunicação, etc...), para que possam ser tomadas providencias no sentido de contornar os problemas que ocorrem como conseqüência das falhas. Um objeto gerenciado representa um recurso que pode ser um sistema hospedeiro (estação de trabalho, servidor de terminais, etc...), um gateway ou um equipamento de
transmissão (modem, pontes, concentradores, etc...).
Cada objeto gerenciado e visto como uma coleção de variáveis cujo valor pode ser lido ou alterado. O gerente envia comandos aos agentes, solicitando uma leitura no valor das variáveis dos objetos gerenciados (get e response), ou modificando seu valor (put). A modificação do valor de uma variável pode ser usada para disparar indiretamente a execução de operações nos recursos associados aos objetos gerenciados (por exemplo, uma reiniciarão).
Na troca de informações entre o gerente e o agente, são aplicados mecanismos de autenticação para evitar que usuários não autorizados interfiram no funcionamento da rede. A troca de mensagens entre o gerente e o agente e definida pelo protocolo SNMP.
O SNMP define o formato e a ordem que deve ser seguida no intercambio de informações de gerenciamento. As informações sobre os objetos gerenciados são armazenados na MIB (Management Information Base), que contem informações sobre o funcionamento dos hosts, dos gateways, e dos processos que executam os protocolos de comunicação (IP, TCP, ARP, ...).
A MIB e especificada em ASN.1. O funcionamento do SNMP baseia-se na troca de operações que permitem que o gerente solicite que o agente lhe informe, ou modifique, o valor de uma variável de um objeto na MIB. O SNMP define também uma operação (trap), que permite que um agente informe ao gerente a ocorrência de um evento especifico.
Com o objetivo de permitir o uso do esquema de gerenciamento OSI em redes que adotam a arquitetura Internet TC/IP, foi definido o protocolo de gerenciamento CMOT (CMIP Over TCP/IP). O CMOT utiliza o serviço CMIS (Common Management Information Service) e o protocolo CMIP (Common Management Information Protocol) funcionando sobre uma conexão TCP/IP.
O CMOT e descrito na RFC-1095. Alexandre Lopes -------------------- Mensagem editada por TiraAcentos 1.00 - Diabolik Dreamz Soft, 1995 MLº Alguém teria algum artigo em português sobre o que eh ºDNS em um servidor, ou ate mesmo
uma explicação de forma simples para ºque serve o DNS, sei somente que ele faz troca de nome por numero. Eh exatamente isso. Você da um nome pra ele e ele fala o endereço IP (números) correspondente aquele nome. Pra que server isso? Pacotes IP tem de ser endereçados por números, mas eh extremamente incomodo pra seres humanos decorar números. A solução foi usar um servico que fizesse a tradução de um para outro.
Quando você faz uma conexão com www.shareware.com o seu browser faz uma conexão com um servidor DNS pedindo o endereço IP correspondente a string "www.shareware.com". O DNS tenta resolver isso localmente, mas se não conseguir propaga a consulta pra outros servidores DNS ate conseguir (ou nao) a resposta, e então retorna o endereço pro browser que continua a conexão. Os nomes no estilo aaa.bbbbbb.cc.dddd.e são conseqüência da estrutura hierárquica usada na distribuição dos nomes, e essa estrutura eh usada pra melhorar a eficiência na busca.