Teclas de navegação para trabalhar com tabelas no Microsoft Word
Sobre os comandos
As teclas que se apresentam de seguida, são do próprio Microsoft Word, específicas para trabalhar com tabelas. Como utilizador que sou dos leitores de ecrã Jaws e Window Eyes, devo de confessar que quando trabalho com tabelas, prefiro utilizar os comandos de navegação, também para tabelas, dos referidos Softwares. No entanto existem situações em que acabo por recorrer aos comandos do Word, por ser mais vantajoso. Além disso cada usuário tem a sua própria maneira de trabalhar e os seus gostos pessoais.
Serão apresentadas duas lista:
· Comandos do Word para navegar em tabelas.
· Comandos do Word, para selecção em tabelas.
Comandos do Word para navegar em tabelas.
Avançar para a próxima célula Tab.
Retroceder para a célula anterior Shift + Tab.
Uma célula para cima Seta Acima.
Uma célula a baixo Seta a Baixo.
Fim da linha Alt + End.
Início da linha Alt + Home.
Fim da coluna Alt + Page Down.
Início da coluna Alt + Page Up
Comandos do Word, para selecção em tabelas.
Para linhas da tabela:
Estando o cursor na primeira célula, selecciona a linha inteira, Alt + Shift + End.
Estando o cursor na última célula, selecciona a linha inteira, Alt + Shift + Home.
Nota: os dois comandos apresentados a cima, também seleccionam desde o cursor até ao fim da linha, ou início.
Para as colunas da tabela:
Estando o cursor na primeira célula, selecciona a coluna inteira, Alt + Shift + Page Down.
Estando o cursor na última célula, selecciona a coluna inteira, Alt + Shift + Page Up.
Nota: os dois comandos apresentados a cima, também seleccionam desde o cursor até ao fim da coluna, ou início.
Seleccionar uma tabela inteira:
O cursor pode estar em qualquer célula da tabela, Alt + Shift + cinco do bloco numérico. Atenção: tem de ligar o bloco numérico, com a tecla "num Look", que é a primeira tecla do bloco numérico, (parte superior lado esquerdo).
Se utiliza o Jaws, como leitor de ecrã, para confirmar o texto que está seleccionado, pressione: Insert + Shift + Seta a Baixo.
Se utiliza o Window Eyes, como leitor de ecrã, para confirmar o texto seleccionado, pressione: Ctrl + Shift + M.
Pode acontecer
Em virtude de que quando usamos os comandos de selecção para tabelas, utilizarmos sempre as teclas Alt + Shift, e este ser o conjunto de teclas que por si só muda o idioma do teclado, devemos ser cuidadosos para não mudarmos o idioma do teclado, mas se esse for o caso, só teremos de pressionar Alt + Shift, várias vezes, deixando sempre o Alt pressionado, até que o idioma fique novamente em português.
Para terminar duas dicas
Bom, para terminar vou deixar aqui duas dicas, que me foram reveladas, pela Formadora Ana Ferreira da Fundação Raquel e Martin Sain, e pelo Rui Fontes, que dispensa apresentações.
Inserir uma linha no meio de uma tabela sem recorrer ao menu tabelas
Se por exemplo tivéssemos uma tabela com cinco linhas e desejássemos inserir uma nova linha entre a linha três e a linha quatro. Posicionávamos o cursor no final da linha três da tabela, e teclávamos seta à direita até que o leitor de ecrã pronunciasse: Marcador de linha, e daríamos um Enter, sendo a linha inserida a baixo da linha três.
Para inserir mais de uma linha
Para inserir mais de uma linha é muito simples, depois de inserirmos a primeira linha só teremos que pressionar F4, tantas vezes quantas o número de linhas que desejarmos inserir, claro que também podemos utilizar este mesmo recurso para inserirmos colunas, depois de inserirmos a primeira toca a teclar F4, quantas vezes for necessário, para inserirmos o número de colunas que quisermos. Nota: na realidade este comando não é específico para tabelas, o que ele realiza é repetir a última acção.
Bom, espero que esta dica possa realmente ser útil.