Criar mapeamentos
Quando um programa é inacessível, ou seja, quando o Virtual Vision não consegue ler suas funções, podemos criar um mapeamento para etiquetar os gráficos.
Vamos utilizar como exemplo o gravador de som do Windows.
Abra o gravador de som, e estará no botão gravar, que o Virtual dirá apenas botão, então para mapeá-lo, pressione o 4 do teclado numérico, para colocar o cursor do mouse no centro do botão, depois pressionar alt+asterisco também do teclado numérico, e digitar a mensagem gravar, teclando enter.
Feito isso navegando com o tab você terá o ponteiro do tempo que marca a gravação variando de 0 a 100 segundos, então repita o processo para mapear o tempo.
Como não há gravações ainda, então nem todos os botões estarão habilitados, pressione shift tab para ir ao botão gravar, e pressione espaço, e estará no botão stop ou parar, basta repetir o processo para mapeá-lo.
Caminhe com o tab e preste atenção em que valor o tempo se encontra, para facilitar nossa vida ele deve estar em 0 ou 100 que são os extremos, porque se ele estiver em um meio termo, teremos o botão avançar e retroceder e para nós deficientes visuais ficará difícil saber qual é qual, então caso o tempo não esteja em 0 ou 100, pressionar home ou end respectivamente, para chegar nos valores.
Se o tempo estiver no 100, o próximo botão caminhando com o tab, é o retroceder, então repetir o processo para mapear.
Pressionando outro tab, você encontrará o botão play, que também deve ser mapeado, finalmente para habilitar o botão avançar, vá com o tab no tempo, e pressione home, ou vá no botão voltar, e pressione espaço, e repita novamente o processo.
Para usar o mapeamento seguinte tem que ter criado um mapeamento expresso ou simples, como descrito acima.
Existem alguns programas que para se tornarem acessíveis, é necessário que se crie um comando de mouse, para se utilizar através do teclado.
Para tanto vamos utilizar o mesmo exemplo do gravador de som: Abra o gravador de som onde o mapeamento simples ou expresso já foi criado, e por cima abra a janela do painel de controle do virtual vision, e pressionar alt+m para ir a pasta mapeamento: teclar tab para ir à lista e selecionar com a seta, ou se for o primeiro pressionar barra de espaço, depois ir com o tab até editar mapeamento teclando enter: ir com a seta a direita até comando de acesso, e após pressionar tab até o botão novo teclando enter, será pedido o nome do novo comando, o Virtual Vision sugere comando 1, então digite por exemplo gravar, teclando tab ele pedirá uma tecla de atalho, você pode pressionar por exemplo control+g ou pode usar até shift como combinação se desejar control+shift+g depois pressionando novamente tab, estará no selecionar um objeto na tela, tecle enter, e surgirá na tela a janela do gravador de som, a do painel de controle será minimizada, então procure com o tab o botão gravar, pressione 4 do teclado numérico para posicionar o mouse no centro do botão, e control+alt+s para salvar a posição do mouse, e retornar ao painel de controle.
Feito todo esse processo, você deverá definir a ação de mouse para ele, então vá com o tab até ações de mouse e foco, e desça com a seta até executar um duplo clique no objeto indicado, depois vá com o tab no botão ok e tecle enter.
Fazendo isso você já cairá no botão novo novamente, então para criar um novo comando é só teclar enter, e repetir todo o processo isso para o botão avançar, retroceder, stop, e play, para o tempo não há necessidade; Observação: não se esquecer que nem todos os botões estarão habilitados como o stop por exemplo que será necessário simular uma gravação para ele sugir na tela, cuidado para verificar através do tempo qual está habilitado entre o retroceder e o avançar, favor revisar o esquema do mapeamento simples ou expresso.
Para você deixar seu mapeamento mais completo, após tê-lo criado, você pode criar uma janela de ajuda, então após ter repetido o mesmo processo para todos os botões, não pressione enter em novo, vá com o tab até comandos de acesso, e pressione seta a esquerda até propriedades básicas, e depois caminhe com o tab até ajuda inicial ao entrar nesta janela, e lá digite o texto: exemplo: ctrl+g gravar, ctrl+r retroceder, e etc. Assim procedendo os usuários saberão todas as teclas de atalho que você criou no seu mapeamento, e deste modo poderão utilizá-lo sem dúvidas:
Removendo mapeamentos
Quando se tratar de um mapeamento criado através do painel de controle, abra-o com control+0 (teclado numérico) depois pressione alt+m para ir à pasta mapeamento.
Pressione tab para acessar a lista, se for o primeiro mapeamento, selecione com espaço, caso não seja selecione com a seta, e vá com o tab até o botão apagar mapeamento, teclando enter, e confirmando com s de sim.
Se o mapeamento foi criado para a Internet, acessar o painel de controle da forma já explicada, e pressionar alt+4 (teclado alfanumérico) depois ir com o tab no botão editar nomes de gráficos web, e teclar enter.
Feito isso procure com o tab a lista dos gráficos, e navegue com a seta até encontrá-lo, ou espaço se for para selecionar o primeiro, depois caminhar com o tab em apagar expressão e teclar enter, confirmando com s de sim se necessário.
Lá você também encontra um botão apagar tudo caso queira apagar todos os gráficos.