No Word:
Para selecionar todo o texto control t.
Para selecionar palavras a esquerda ou direita do cursor control shift setas a direita o esquerda. Para selecionar somente letras shift setas a direita ou esquerda.
Para selecionar linhas acima ou abaixo do cursor, shift setas acima ou abaixo quantas linhas você desejar selecionar. Se estiver posicionado em determinada linha pode teclar shift home ou shift end, para selecionar do ponto do cursor para o início ou final da linha respectivamente.
Para selecionar um parágrafo, control shift seta abaixo.
Para selecionar de determinado ponto do texto para o início ou final, control shift home e control shift end respectivamente.
No Excel:
Para selecionar uma única célula basta posicionar o cursor na mesma.
Para selecionar células acima ou abaixo da atual shift setas acima ou abaixo vai selecionando a coluna, e shift setas a direita ou esquerda, para selecionar a linha.
Se a linha ou coluna estiverem preenchidas com dados, você pode utilizar control shift seta para direita para selecionar a linha, e control shift seta abaixo para selecionar a coluna.
control shift end, seleciona de um ponto ao fim da planilha e control shift home ao início.
control t seleciona toda a planilha até o que não estiver preenchido ou seja as 65536 linhas e 256 colunas que o Excel possui.
Se você quiser selecionar somente o que estiver preenchido control shift 8 (teclado alfanumérico)
control barra de espaços seleciona toda a coluna ou seja de a1 até a65536.
shift barra de espaço seleciona toda a linha de a1 até iv1.
Você também pode através do comando f5 selecionar um grupo de células:
ex: teclar f5 e digitar a1:a20 e teclar enter. Será selecionado de a1 até a20.
Ou ainda: f5 e digitar a1:a20;b1:b20 e enter. Com isso ele selecionará as colunas a e b até a linha 20.
Espero que esta ddica seja interessante Para vocês.