Nunca percebi o que se esconde em muitas peças de informática onde não se vê a marca nem o fabricante do produto. Ah!... já sei que você me vai dizer que a dita marca do fabricante vem referenciada na embalagem. Pois é verdade (ou mentira) ... Nesse caso você tem que se conformar que se a fórmula está na embalagem um dia verá que comprará um vídeo embalado numa linda caixa que marca " Cirrus " e quando verifica o seu artigo, não existe " Cirrus " em parte alguma. Certamente que será de seu desagrado.
O grave nisto tudo é que um vendedor lhe vai vender por exemplo uma carta som da Creative (ao preço de Creative) quando a dita carta é de outro fabricante (Mad In Cochinchina) que instalou um chip de Creative mas que fabricou a carta de qualidade duvidosa para poder baixar os preços.
Mas vou-lhes dizer uma coisa : logicamente, todas as peças de computadores ou outro material electrónico DEVEM possuir um código (por vezes bem escondido) chamado FCC ID (FEDERAL COMMUNICATION COMMISSION)
Praticamente todas as peças de computador (bem como outros equipamentos electrónicos) possuem um código chamado FCC ID. Esse código é o registo da peça junto à FCC (Federal Communications Commission) e vêm estampado em algum lugar na peça ou aparelho. O código FCC ID é formado por um máximo de 17 caracteres. Os três primeiros indicam o fabricante e os demais caracteres indicam o produto. Dessa forma, você pode descobrir o fabricante de uma determinada peça simplesmente entrando os três primeiros caracteres de seu código FCC ID. Através desse código, você pode fazer uma pesquisa junto à FCC para descobrir diversas informações sobre o produto, especialmente a sua marca.
Para isso, basta ir a FCC. A titulo de exemplo de uma falsa carta Gráfica CIRRUS LOGIC INC que afinal é fabricada por Chaintech Computer US Inc. Tudo isto foi descoberto graças ao FCC ID: IA6GP-5446
Tome cuidado, pois muitas peças trazem dois códigos FCC, um chamado FCC REG e outro chamado FCC ID. As pesquisas deverão ser feitas usando o FCC ID.