Imagine que você vem de comprar um monitor TFT (ecrã plano) ou um PC portátil e quando chega a casa e o liga à corrente você apercebe-se que no ecrã aparecem 2 pontos brancos bem juntos ou 6 pontos brancos em sítios diferentes. Certamente que você fica desesperado e a primeira coisa que faz é correr ao revendedor para substituir seu artigo. Se o revendedor é seu amigo ou um tipo simpático ele poderá substituir o artigo (correndo riscos). Mas legalmente nada o obriga a tal substituição no que diz respeito à lei e às cláusulas da garantia. Porque a estúpida e discriminatória directiva da União Europeia protege os fabricantes.
Sendo assim fique a saber exactamente o que se passa com estes produtos:
Garantias sobre os monitores TFT
A norma ISO 13406-2 estabelece classes Técnicas para os monitores, sendo a “ I ” sem defeito algum; recomenda essa classe a fins militares, médicos e outras aplicações consideradas críticas, e aponta a classe “ II “ para os monitores ditos " comerciais ", ou seja domésticos.
Os fabricantes de monitores TFT adoptam a norma ISO 13406-2 sobre anomalias em pixéis.
A razão para a recusa de troca de equipamentos com pixéis danificados prende-se com algo mais: segundo os Artigos 566º nº 1 , 829º nº 2 e 1221º nº 2 do Código Civil (...) " cessam a obrigação de reparação e a substituição se forem demasiado onerosas para o vendedor e desproporcionadas em relação ao proveito delas decorrente para o comprador ".
Ou seja no âmbito desta garantia está somente consignado como defeituoso o monitor que tenha 3 pixéis consecutivos queimados ou 7 pixéis interpolados.
Ao permitir a existência destas 2 normas, a U.E. além de descriminar o comum consumidor, permite que os fabricantes (protegedo-os) optem pela classe ISO-2 para o consumidor, ignorando que a razão principal da baixa de preço nestes monitores se tem devido ao progresso crescente de vendas.
Trata-se de mais um claro " lobbie " dos fabricantes nos corredores de Bruxelas, mais uns “palhaços” que se servem do poder, ao invés de servirem o poder.
Tenham atenção ao comprarem um TFT, confrontem o vendedor com a possibilidade de se chegarem a casa e depararem-se com 1 ou mais pixéis queimados qual o procedimento da loja (troca imediata).
Eu já passei por este problema, mas como felizmente já conhecia a lei e meu monitor “só” tinha 4 pixéis interpolados eu tinha receio que o vendedor não me trocasse o artigo. Será que eu teria que ficar condenado a ter sempre esses 4 pixéis brancos no meu monitor sabendo que com a continuação do uso outros aparecerão à volta?
Não! Existe uma solução.
Liguei uma alimentação de 25 volts à corrente e com as duas extremidades desnudadas do secundário transformador cliquei em todos os pólos da tomada VGA do ecrã. Depois disto liguei o ecrã e deixei de ter 4 pixéis defeituosos para ter linhas inteiras completamente defeituosas. Enfim voltei tranquilo ao revendedor que prontamente me trocou o artigo pois ele estava dentro das normas de garantia.
Claro que meu gesto não é honesto diante a lei. Mas será que a lei é honesta diante o consumidor?...