Passar o resto da vida em uma ilha desconhecida não é exatamente a melhor viagem para aproveitar as férias, no entanto, este é o seu destino em Risen. Um RPG que tem feito muito barulho com sua proposta finalmente está chegando à tela dos PCs. Prepare-se para desbravar um lugar hostil cheio perigos e inúmeras possibilidades, aqui suas ações decidem seu caminho.
Desorientado ao lado de corpos e destroços, você acorda em uma ilha desconhecida no meio de uma terrível tempestade, seu navio deve ter naufragado. Sua única companhia é Sara, juntos vocês precisam desbravar o lugar e enfrentar monstros enormes para encontrar uma saída. A cidade mais próxima foi tombada em ruínas, para piorar, duas facções lutam entre si pelos seus objetivos gananciosos, muitos pesadelos são mais agradáveis que esta realidade.
Suas ações são o seu caminho
A fórmula é uma velha conhecida dos RPG singleplayer, desbravar sozinho um vasto mapa em busca de armas e itens para se tornar mais poderoso. Inimigos estão espalhados por todos os lados, mas quanto maior o bichão, maior é a recompensa de sua queda. A diferença principal de Risen é que ao invés de montar seu personagem logo no começo do game, suas ações é que decidem seu caminho.
Em determinado momento do jogo você pode optar por uma classe (bandidos, magos e inquisidores), mas esta também não define seu destino. O caminho adotado para cumprir as quests é que determinam quais habilidades serão evoluídas, partir para a ignorância não vai elevar seus pontos em magia! Também é levada em consideração a maturidade de cada ação, não é necessário muito Q.I. para cobrir todo mundo de porrada.
Uma ilha de riquezas
Se por um lado seu personagem ganha completa liberdade para traçar seu caminho, por outro o enredo é pré-determinado, uma história grandiosa é prometida pelos desenvolvedores. Todos os jogadores vão encontrar certo personagem em um determinado lugar para instruí-lo para uma quest específica. O que muda é o meio para alcançar seus objetivos e as conseqüências disto, você poderá se tornar odiado se matar uma pessoa querida.
Muitos itens e armas.
Para compensar a pouca criatividade dos NPCs, o cenário é grande e conta com uma variedade incrível de itens escondidos. Uma inocente planta ou raiz em meio às árvores pode ser usada para curar seus ferimentos de combate. Dentes, peles e até a carne dos animais pode ser extraída, mas dificilmente poderão ser consumidas antes de assadas. Até mesmo um galho seco pode se tornar uma arma improvisada nas mãos de um hábil sobrevivente.
Questão de habilidade
A jogabilidade é simples, o mouse se encarrega da orientação e das ações principais enquanto o teclado movimenta seu personagem. Atenção para as manjadas teclas I e C, responsáveis por abrir seu inventário e as informações do personagem, muito se esconde por trás delas. Felizmente ele não foge do convencional, pois nem todos os comandos são explicados nos tutoriais e não existe possibilidade de configurar os controles.
Cada vez mais habilidoso.
Outro fato interessante do game é que as ações do seu personagem efetivamente evoluem em função da sua habilidade. Sem experiência para dominar uma espada, os golpes são desempenhados de maneira desengonçada, já os jogadores experientes serão capazes de verdadeiros espetáculos com armas brancas.
Link para download: http://www.baixaki.com.br/download/risen.htm